segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ajax de... Odivelas


Começou por ser uma brincadeira de amigos, todos casados e com uma ligação desportiva ao futebol. Faziam jogos de futebol e, um dia, resolveram formar um grupo desportivo. Foram 13 os sócios fundadores que deram o nome ao clube e têm agora uma placa de recordação nas suas intalações. 17 de Maio de 1969 ficou marcado pela fundação oficial do clube recreativo do espírito santo – Ajax, uma Associação Recreativa.
O nome era para ser só ajax, o clube holandês que conquistou o título de campeão europeu ao Benfica, em 1968, e que na altura tinha muito sucesso, mas o governo português não o autorizou. No entanto ficou para sempre Ajax.
Chegaram a fazer-se contactos com o verdadeiro Ajax, que autorizou que o nome fosse dado ao Clube do Espírito Santo, e o clube chegou a vir a Odivelas e a enviar postais ilustrados e equipamentos que ainda hoje estão expostos na nossa sede.
O futebol e as excursões turísticas começaram por ser as actividades principais; nos anos 80 teve o seu auge com o atletismo mas foi com o futebol que comecou a dar os primeiros passos como colectividade. Teve boxe,ginástica ritmica,damas,xadrez,karaté,e cicloturismo. As modalides principais foram desaparecendo; hoje mantem a capoeira,dança e cicloturismo. Luis Lopes é o actual presidente da Direcção, sócio há 21 anos ainda se lembra dos tempos em que se faziam grandes eventos como bailes de fim-de-ano, festa de carnaval com os trajes a rigor aonde se elegiam o rei e a rainha, onde na nossa sede se juntavam os sócios e os filhos dos sócios à sexta feira à noite depois de um dia de trabalho para se reunirem num convivio - elas faziam as rendas, eles jogavam às cartas e ao dominó, e os filhos brincavam na rua e quando batiam as 23h30 vinha o esperado pão quente com manteiga, hoje tudo isso acabou. Mas os sócios continuam a aparecer e a juntar-se para uma partida de cartas ou uma conversa de final de tarde.
Hoje todos nos sentimos tristes; em qualquer colectividade se sente desilusão ao ver as coisas como eram e como estão agora e não poder fazer nada, ter mais sócios e mais apoios era uma ajuda que o clube considera valiosa para poder ter mais oferta de modalidades e melhores condições para oferecer. Mesmo assim, e com o esforço da contenção, já foi possivel fazer obras de melhoramento na sala do bar e na de dança e capoeira. Tudo à custa das quotizações pagas pelos cerca de 500 sócios e um grande esforço de poupança, com a ajuda preciosa dos elementos da direcção.
Hoje são esses miudos que brincavam à porta da sede do clube como eu Luis Lopes Presidente da direcção que fazem parte dos corpos gerentes do clube, como é o caso do Vice-Presidente Tiago Fernandes, Paulo Rodrigues Tesoureiro, Miguel Lopes Secretário, Maria do Céu Secretária e professora da nossa escola de dança, na qual se consegue manter mais de 40 crianças em actividade.
Retirado de "O Meu Jornal".