quarta-feira, 28 de abril de 2010

Águias da Ramada


A vontade de jogar continuava pelo que, mudou-se o equipamento e mudou o nome da equipa (por vontade de uma maioria de benfiquistas). Assim nascem os “Grupo Recreativo Águias da Ramada”. No emblema constava, como não podia deixar de ser, a célebre “águia” do SLB. (Já no final dos anos 70 ainda joguei pelos “Águias” e, por sinal, ganhámos o jogo...).
Esta “equipa” teve uma grande adesão por parte da juventude de então. Apenas “cortada” pelo “serviço militar”, que a pouco e pouco, foi recrutando os seus elementos para a guerra colonial.

Fotos pessoais


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estrelas da Ramada


Na sequência de desavenças havidas entre os mais velhos, que constituiam o núcleo do "Ramadense", resolveram criar um nove clube. Assim nasceu os “Estrelas da Ramada” (equipamento: camisola azul e calção branco) cujo emblema era, como o nome indica, uma estrela. Só que não adivinhavam os problemas que iriam surgir com essa escolha. A “estrela” estava conotada com a “Europa de Leste Comunista” (Estrela Vermelha Belgrado). Este foi o motivo para as “forças da ordem” proibirem o uso desse simbolo nos equipamentos (conversa havida com o Sr. Pena / guarda-redes). Ou seja não podiam jogar...

Não sei por quanto tempo terá existido porque pouco tempo depois havia de "nascer" um outro clube... A Ramada era então um pequeno lugar, com poucas casas, como a fotografia mostra.



A "mina" de água ao centro da rua.

Fotos: 1 - Pessoal 
            2 - Foto retirada de: Arquivo Fotográfico Distrital de Lisboa