quinta-feira, 25 de setembro de 2014

No cimo da Calçada de Carriche.


(Foto Arquivo Municipal de Lisboa)


(Foto Arquivo da Torre do Tombo)

domingo, 21 de setembro de 2014

Aos domingos havia bola.


Os tempos mudaram e com eles os hábitos. Aos domingos à tarde o campo "Arnaldo Dias" enchia-se de sócios para assistir aos jogos do clube da terra: O Odivelas Futebol Clube. Também fui sócio e assisti a vários jogos e vibrei com os golos. 
Hoje o campo já não existe... É o Jardim da Música. E o OFC também acabou. Ficam as memórias de outros tempos diferentes...

sábado, 13 de setembro de 2014

Ponte de Odivelas.


Era o "martírio" de Odivelas. Quer para quem ia para Lisboa... quer para quem vinha da capital. Filas e mais filas de carros e autocarros eram uma constante diária. Quando as chuvadas eram grandes (como é o caso da foto publicada) a água chegava a "galgar" a ponte. A ribeira corria mais a norte do que hoje corre. 
Entretanto as suas margens foram alargadas e hoje corre debaixo do viaduto.


Hoje até patos se podem ver no curso da ribeira. Estiveram afastados algum tempo mas já lá os vi de novo. Espero que para ficarem...


Fotos retiradas do Facebook "Odivelas a sua história", do google maps e "odivelas.com".



segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Feira do Silvado.



(Mais de 50 anos separam estas 2 imagens)

Era realizada todas as 2ªs feiras do mês. A ela compareciam vendedores de todo o lado e compradores das áreas limitrofes de Odivelas. Ali se compravam as botas, os sapatos, as boinas, a roupa, os brinquedos, as hortaliças e tantas outras "coisas". Era uma "festa" para novos e velhos a ida à feira...

Fotos de Arquivo Distrital Fotográfico de Lisboa e Junta de Freguesia de Odivelas.




quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Niagara em Odivelas.


Hoje, muitos dos que passam em frente daquela loja de calçado, não se dão conta que naquele espaço já existiu um café/pastelaria. Era conhecido pelo Niagara. 



Bem situado no Bairro Olaio (que iniciou a sua construção nos anos 60) lembro-me de lá ter estado várias ocasiões. E tinha o seu “quê” de diferente.

Foi esse nome que deu origem ao “Clube Desportivo Niagara” fundado em 12 de Outubro de 1977 e onde o desporto rei era o Andebol.




Fotos retiradas do blog do "Clube Desportivo Niagara", Arquivo Fotográfico de Lisboa e Calçado Guimarães.