segunda-feira, 16 de abril de 2012

Escola Agricola da Paiã - 1962


1917 A Junta Geral do Distrito de Lisboa aprovou as bases gerais para a criação de uma escola de agricultura denominada “Escola Profissional de Agricultura do Distrito de Lisboa” e adquiriu as propriedades na Paiã, iniciando a instalação da Escola.
1919 Publicação das bases regulamentares da Escola. Inauguração oficial, entrada dos primeiros alunos.
1929 Extinção da Escola nos antigos moldes.
1930 Reabertura da Escola agora denominada “Escola Profissional de Paiã, com cursos profissionais para além do ensino da agricultura.
1939 Extinção da Escola Profissional de Paiã e criação da “Escola Prática de Agricultura D. Dinis” resultante da fusão com a Escola Agrícola de Queluz, que foi criada em 1911 nos terrenos anexos ao Palácio de Queluz e instalada nalgumas dependências do mesmo, a Escola Prática de Pomicultura, Horticultura e Jardinagem de Queluz, a cargo da Associação Central de Agricultura Portuguesa.
1975 A Escola é equiparada às restantes congéneres do ensino secundário passando a denominar-se “Escola Secundária D. Dinis”. Admite alunos externos e raparigas.
1980 É assinado um contrato de comodato entre o Ministério da Educação e Ciência e a Assembleia Distrital de Lisboa passando a caber ao primeiro o encargo orçamental e a gestão do funcionamento da Escola.
1992 Enquadrada no Programa Prodep a Escola Secundária passa a Escola Profissional ministrando cursos de nível 3 nas áreas agrícola, agro-industrial e ambiente.
1995 A Escola passa a denominar-se “Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã”.

Sem comentários: