segunda-feira, 9 de julho de 2012

O nº 24 da Av. Abreu Lopes.


Muitos dos habitantes de Odivelas já passaram por lá e, possivelmente, nunca se deram conta da placa que existe junto ao nº 24 da Avenida Abreu Lopes. Faz parte da história recente e por isso vale a pena chamar à atenção...

Jornal de Odivelas – Que reunião foi esta em Odivelas?

Carlos Lourenço – Foi uma reunião preparatória, já muito próximo do 25 de Abril, mas ainda em 73, a 6 de Outubro. O Movimento das Forças Armadas fez uma reunião em quatro locais diferentes, por questões de segurança, e uma delas foi em Odivelas na Av. Professor Dr. Augusto Abreu Lopes, no número 24, 2º esquerdo, onde residia na altura o Capitão do MFA, Ribeiro da Silva. E dessa reunião, em que esteve presente o Capitão Vasco Lourenço, terão saído decisões importantes. Portanto, Odivelas também teve um grande contributo nesta Revolução, ainda sem sequer se sonhar o que estava em curso. No local, hoje está colocada uma placa junto ao número 24 onde se assinala essa primeira reunião. Isto é um pormenor desconhecido de muita gente. Odivelas, tem, realmente, uma história importantíssima e relevante em termos de país e isso remonta ao século XII / XIV, desde logo com a construção do Mosteiro de Odivelas e o que ele representou para a corte portuguesa ao longo de vários anos. O nosso concelho é um marco da História do país e da História recente de Portugal e da Democracia Portuguesa.


1 comentário:

Amora de Bruegas disse...

Enaltecer uma data que trouxe a miséria e exploração aos povos africanos, e endividamento e o viver de esmolas europeias, parece-me algo da mau gosto..., ou não é?