segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ajax de... Odivelas


Começou por ser uma brincadeira de amigos, todos casados e com uma ligação desportiva ao futebol. Faziam jogos de futebol e, um dia, resolveram formar um grupo desportivo. Foram 13 os sócios fundadores que deram o nome ao clube e têm agora uma placa de recordação nas suas intalações. 17 de Maio de 1969 ficou marcado pela fundação oficial do clube recreativo do espírito santo – Ajax, uma Associação Recreativa.
O nome era para ser só ajax, o clube holandês que conquistou o título de campeão europeu ao Benfica, em 1968, e que na altura tinha muito sucesso, mas o governo português não o autorizou. No entanto ficou para sempre Ajax.
Chegaram a fazer-se contactos com o verdadeiro Ajax, que autorizou que o nome fosse dado ao Clube do Espírito Santo, e o clube chegou a vir a Odivelas e a enviar postais ilustrados e equipamentos que ainda hoje estão expostos na nossa sede.
O futebol e as excursões turísticas começaram por ser as actividades principais; nos anos 80 teve o seu auge com o atletismo mas foi com o futebol que comecou a dar os primeiros passos como colectividade. Teve boxe,ginástica ritmica,damas,xadrez,karaté,e cicloturismo. As modalides principais foram desaparecendo; hoje mantem a capoeira,dança e cicloturismo. Luis Lopes é o actual presidente da Direcção, sócio há 21 anos ainda se lembra dos tempos em que se faziam grandes eventos como bailes de fim-de-ano, festa de carnaval com os trajes a rigor aonde se elegiam o rei e a rainha, onde na nossa sede se juntavam os sócios e os filhos dos sócios à sexta feira à noite depois de um dia de trabalho para se reunirem num convivio - elas faziam as rendas, eles jogavam às cartas e ao dominó, e os filhos brincavam na rua e quando batiam as 23h30 vinha o esperado pão quente com manteiga, hoje tudo isso acabou. Mas os sócios continuam a aparecer e a juntar-se para uma partida de cartas ou uma conversa de final de tarde.
Hoje todos nos sentimos tristes; em qualquer colectividade se sente desilusão ao ver as coisas como eram e como estão agora e não poder fazer nada, ter mais sócios e mais apoios era uma ajuda que o clube considera valiosa para poder ter mais oferta de modalidades e melhores condições para oferecer. Mesmo assim, e com o esforço da contenção, já foi possivel fazer obras de melhoramento na sala do bar e na de dança e capoeira. Tudo à custa das quotizações pagas pelos cerca de 500 sócios e um grande esforço de poupança, com a ajuda preciosa dos elementos da direcção.
Hoje são esses miudos que brincavam à porta da sede do clube como eu Luis Lopes Presidente da direcção que fazem parte dos corpos gerentes do clube, como é o caso do Vice-Presidente Tiago Fernandes, Paulo Rodrigues Tesoureiro, Miguel Lopes Secretário, Maria do Céu Secretária e professora da nossa escola de dança, na qual se consegue manter mais de 40 crianças em actividade.
Retirado de "O Meu Jornal".

4 comentários:

BRAZEX disse...

Amigo António, também eu sou um habitante esporádico dos Bons Dias. Migrante em Odivelas desde os 3 anos e agora nos 52, todos estes sítios fazem parte da minha infância, juventude e depois adulta. A minha infância foi passadas nas patameiras e o casamento levou-me para os Bons-Dias, e mais tarde para Bruxelas onde estou agora. Tudo isto para lhe dizer o prazer que tenho de ver todos estes sitios como eram e como são. Também o Ajax faz parte dessas memórias, até por laços familiares o meu cunhado Casimiro Sales, além de frequentador assiduo já fez parte dos corpos gerentes conheço por isso bem a história desta associação. Um obrigado e continue a escrever sobre a nossa terra.

Alvarez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Serra disse...

Caro Amigo,

Vou tentando dar a conhecer aos mais novos e recordar aos mais velhos um pouco da história de Odivelas e seus arredores. Não esquecendo Loures que já foi o concelho.
Nem sempre o tempo é muito mas... vou tentando dar o meu contributo.

Abraço e até um destes dias...

António Serra

Carina disse...

Boa noite,

Apesar da minha tenra idade, eu lembro-me bem dos tempos áureos do Ajax. Fui aluna da Céu na dança e também fiz atletismo convosco... Segundo os meus pais passei muitas noites a dormir na sala de bailes enquanto a minha mãe dançava e o meu pai jogava snooker... Tenho muita pena que o Ajax esteja assim, mas acho que as pessoas hoje em dia já não têm muito tempo para conviver, infelizmente.
Desejo as maiores felicidades para a associação e para quem se lembra dos grandes bailes dos santos populares :)