terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lugar dos Bons-Dias

Por algum local tinha de começar. Assim sendo resolvi começar a escrever sobre o lugar onde vivo...
Há muitos que já sabem... outros se calhar nem tanto. Muitas vezes moramos em locais em que desconhecemos, por exemplo, o porquê do nome desse lugar.
Das poucas habitações que se construíram entre Odivelas e Caneças há uma pequena casa, junto à estrada principal, em que as pessoas passam quase diariamente e nem sequer reparam. Casa essa que terá, pelas minhas contas, mais de sessenta anos.
Essa pequena casa se pudesse falar muito teria para contar. Assistiu, durante toda a vida, à passagem de pessoas, animais e de veículos de toda a espécie.
Convém não esquecer que o norte de Lisboa eram só e quase hortas que haviam. Além de muitos moinhos de vento... casas muito poucas.
Lembro-me, em pequeno, de por ali passarem carroças. A carroça do “Ti Júlio” do peixe, a carroça do “homem do petrolino” (que vendia azeite, óleos, sabão, petróleo e outros), O “Ti Chico e a Ti Carlota” que vendiam leite à porta transportado por um jumento enfim... um “sem número” de personagens que por ali passavam.
A casa nada tem de especial que chame a atenção. A não ser uma pequena placa em metal esmaltado em que está escrito: “Bons Dias”.
Serviu durante anos de referência a quem por ali passava para cima e para baixo.
“-Segue na estrada e junto à curva dos Bons-Dias (casa)...”.
Era um modo de identificar aquele pequeno lugarejo que muito mais tarde chegou a ter uma placa identificativa com esse nome e que foi, não sei porquê, posteriormente retirada.
Um dia destes hei-de aqui colocar uma foto com essa placa. Não o faço agora porque tenho de a retirar dum filme que na altura fiz com a minha máquina de vídeo.
Para quem não sabia... eis a razão do nome do lugar dos Bons-Dias. Tão simples quanto este lugar...

(Fotos pessoais)

2 comentários:

Paulo disse...

A Ti Carlota muitas vezes foi lá casa levar o leite

Bairro Bons Dias disse...

Casa onde nasci eu meus irmãos