terça-feira, 30 de março de 2010

Futebol de Outros tempos - Ramadense


Falar de qualquer terra ou “terreola” terá que forçosamente se falar de “Futebol”. Era o desporto das “massas”. Para os jovens bastavam um bocado de terra, mais ou menos plano, uma bola e duas pedras de cada lado a fazer de baliza. Eram tardes na “jogatana” até a noite se pôr ou... até o “dono da bola” se chatear e levar com ela a “redondinha”.
À volta dessas brincadeiras de miúdos começavam a formar-se “equipas” e, com a ajuda dos mais velhos, a formarem-se clubes. Esses clubes tentavam arranjar uma “sede” e a partir daí era toda uma panóplia de diversões que eram fomentadas.
Os “bailaricos” onde se encontravam as miúdas (acompanhadas das respectivas mães) e onde começavam “namoricos velados”. As “almoçaradas” feitas pelos mais velhos aos domingos e que se prolongavam pela tarde fora entre jogos de dominó, de cartas ou de “chinquilho”. Claro que tudo “isto” regado a vinho tinto ou branco conforme o gosto de cada um.
Foi, mais ou menos, desta forma que as colectividades foram aparecendo.
Na Ramada também assim foi. Em conversas que fui trocando com “gente daquela altura” fui esclarecendo algumas dúvidas que tinha. Há uma geração de diferença entre mim e eles. Eu era um “puto” e eles já eram “homenzinhos”...
O primeiro clube na Ramada terá sido o “Ramadense”. Naturalmente o nome associado à própria localidade. Pelo que me foi dado perceber, pelas conversas que já depois de adulto tive com gente mais velha, terá tido o seu início na década de 60. Contrariamente ao que seria de esperar à época o equipamento era à F.C.Porto. (Conforme podem verificar pela foto cedida pelo Sr. Pedro).

Foto pessoal

Sem comentários: