quinta-feira, 18 de março de 2010

Sacavenense.


SACAVENENSE completa um século de vida

O Sacavenense completa amanhã cem anos de vida e tem um historial muito interessante para contar, uma história que andou sempre de "braço dado" com a própria história de Sacavém.
Tudo começou com o futebol e com o atletismo. O Sacavenense é um clube histórico, sócio nº 31 da Associação de Futebol de Lisboa e participou logo no terceiro campeonato que aquela associação organizou, corria então a época de 1913/1914.
O futebol foi sempre praticado no clube sem qualquer interrupção, mas muitas mais modalidades foram praticadas ao longo dos seus cem anos de vida: hoquéi em patins, atletismo, ciclismo, voleibol, basquetebol, andebol, rugby, lutas amadoras, futsal, motorismo, ténis de mesa, ginástica, tiro com arco e airsoft.
Foi campeão de Lisboa na 2ª Divisão em 1931/1932, jogou nas épocas seguintes com os "grandes" de Lisboa e em 1977/1978 assinou novo feito inédito ao sagrar-se Campeão Nacional da 3ª Divisão, vencendo na final o Desportivo das Aves por 3-1. A partir daí vem alternando presenças na 2ª e 3ª Divisões com passagens pelo Campeonato Distrital.
Em basquetebol venceu o Campeonato da 3ª Divisão na época de 1970/1971.
Ao longo da sua vida o Sacavenense foi agraciado com a medalha de prata e ouro pelos serviços prestados ao Concelho de Loures e com a medalha de Mérito Desportivo, pelos serviços prestados ao País, sendo também Instituição de Utilidade Pública desde 1986.
Um clube do povo e das suas causas Pelo Sacavenense têm passado muitos dos melhores filhos da terra, seja como atletas, dirigentes, seccionistas, colaboradores ou simples associados. Durante a sua existência, o S.G.S. conheceu a monarquia, a Primeira República, o Estado Novo e a democracia. A par da actividade desportiva, a actividade cultural não lhe fica atrás em riqueza. Existiu um grupo de teatro, um conjunto musical, biblioteca, comissões culturais e colóquios onde marcavam presença
as mais importantes figuras do desporto.
Fizeram-se recolhas de roupas e brinquedos para entregar aos mais necessitados e foi por lá, com o recurso a aulas nocturnas, que muitos completaram a formação que a selectividade do ensino e as difíceis condições de vida das suas famílias lhes negavam. Inserido numa zona operária, o Sacavenense viveu também todas as grandes lutas do operariado e foi a seu tempo e a seu modo um baluarte da resistência popular ao fascismo.
Retirado de: "O Meu Jornal"

Sem comentários: