quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia de "Pão por Deus".


"Antigamente todas as pessoas, tradicionalmente, iam pedir o Pão-por-Deus   porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida), e quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Hoje, em muitas aldeias, só pedem as crianças para que se mantenha  a Tradição.
Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas Campas dos Familiares já falecidos.
 Na Tradição Portuguesa o Pão-por-Deus era guardado num saquinho de pano, que tempos antes,  as mães ou as avós preparavam com todo o cuidado com uma sobra de chita de algum trabalho de costura.

Havia até mulheres simpáticas que confeccionavam para oferecer nesta época, uns bolos, as Ferraduras, que ainda hoje se cozem, com um agradável sabor a Erva-Doce, assim como Broas, para comerem e dar às  crianças que lhes batiam à porta."
retirado de: 



Também eu fui criança e também andei ao "pão por Deus". Não por necessidade (felizmente) mas por que era tradição. Apesar dos meus pais serem pobres nunca passei fome... nem andei descalço. Comi muita vez "açorda" é certo e não tinha quase brinquedos mas... tinha amigos com quem jogava à bola, ao berlinde, ao pião e tantos outras "coisas". E era com eles que ia também ao "pão por Deus". E era engraçado...

Sem comentários: