quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Picota.


Nos anos 60, do século passado, esta picota fazia parte da paisagem de Odivelas. Servia para regar as hortas nos terrenos contíguos à estrada de Odivelas - Senhor Roubado. Hoje não passa de uma foto e de uma memória que ficou...

Foi retirada do Arquivo Municipal de Lisboa


“Picota - shadoof, shaduf, dhenkli, picottah or counterpoise-lift[ é uma palavra árabe (شادوف, šādūf); também antigamente chamada pelo nome grego (κήλων ou κηλώνειον, kēlōn or kēlōneion) que designa uma ferramenta de irrigação. A tradução mais comum para o inglês é swap.
Caracterização
É constituída por dois pedaços longos e articulados de madeira, um deles na posição vertical e firmemente preso ao terreno. O outro, perpendicular ao primeiro, tem numa extremidade um peso e no outro um recipiente para a água. Baixa-se o recipiente ao poço e o peso na outra extremidade ajuda a içar o recipiente.
História
Foi originalmente desenvolvida na antiga Mesopotâmia, e aparece em um selo de Sargão de Akkad de 2000 AC. Ainda é usado em muitas áreas da África e Ásia, e até mesmo em várias quintas em Portugal.”
Retirado da Wikipédia.

Sem comentários: